Os góticos se caracterizam por se vestirem de preto, usarem maquiagem escura e por terem pele pálida. São conhecidos por visitarem cemitérios à noite, assustando algumas pessoas por causa de suas maquiagens escuras, penteados estranhos e por suas maneiras estranhas de lidarem com a vida.
O estilo gótico surgiu na cena pós-punk dos anos 80 com bandas como Joy Division, The Sisters of Mercy, Bauhaus, Siouxsie and the Banshees,The Cure entre outras. O termo gótico define um estilo arquitetônico medieval de igrejas dos séculos 12 a 15 na Europa. Durante a Idade Média, a invasão de povos bárbaros influenciou a arte européia com imagens de monstros como as gárgulas e os vampiros, por exemplo. Daí os góticos tiraram o gosto pelo sinistro e uniram ao ideal romântico de viver a vida – o sofrimento por amor, o interesse pelo além etc.
Para Javier Muniain, 17, que tem o estranho apelido de "Anjo em Pranto", o gótico é uma cultura. "Não é algo fechado. Cada gótico tem sua idéia do que é ser gótico", diz. Ele mesmo é um integrante desta tribo e explica que os góticos adoram literatura, artes plásticas, música e cinema. Ele quer ser cineasta, estuda teatro e tem uma vida como qualquer outro garoto da sua idade – estuda, namora, freqüenta baladas góticas com os amigos. É claro, que tudo em sua vida está muito ligado à um mundo de trevas. Lembra do Batman? O visual gótico é como o das histórias deste herói – cidades escuras, pessoas atormentadas e um mundo de fantasias que faz a gente ter medo da própria sombra. Segundo Javier, o rótulos são uma limitação e a personalidade da pessoa não é influenciada pelo pensamento gótico, mas ao contrário – pessoas que já tem uma inclinação para gostar de coisas mórbidas é que se identificam com o mundo gótico.
Muitas pessoas acham que os góticos incentivam o suicidio, mas a maioria deles diz que o suicidio nao tem nada a ver com a filosofia gotica, mas sim, que isso depende da personalidade de cada um. E apesar do estilo gotico se caracterizar pelas roupas e maquiagens pesadas, nem sempre eles andam assim e afirmam ter uma vida normal.
Beijoos! >.<
Nenhum comentário:
Postar um comentário