domingo, 29 de julho de 2012

The Gazette

O vocalista Ruki iniciou sua carreira em 2000, quando ainda atuava como baterista e utilizava o nome Kaede, na banda Makoto. Nessa mesma época, Uruha ( que utilizava o nome Kyouki ) e Reita ( que utilizava o nome Reiki? ), faziam parte da banda Karasu. Aoi, iniciou sua carreira sob o nome de Natsume, com a banda Melville. Já o baterista Kai ( que sempre utilizou esse nome) surgiu para o mundo da música através da banda La'DeathopiA, substituindo seu ex-baterista Yune ( que na época 
utilizava o nome de Dekith ), que havia se juntado a Melville.

   Com o fim do Makoto e da Karusu, Ruki (que mudou seu nome para Kirihi?), se juntou a Uruha e Reita em uma nova banda: a Ma'die Kusse. Já Aoi se juntou a Yune na banda Artia. As duas bandas surgiram em 2001 e tiveram uma curta duração: 6 e 5 meses respectivamente. Por sua vez, Kai se juntou a banda Mareydi Creiá, substituindo o ex-baterista AI-NA, que havia migrado para o ~.raiper.
   Após deixarem a Ma'die Kusse, Ruki, Uruha e Reita se juntaram a banda L'ie:Chris. Novamente Ruki mudou seu nome, passando a se chamar Kirua. A banda posteriormente passou a se chamar Kar+te=zyAnose, e com isso uma mudança significativa aconteceu: o então baterista Ruki e o vocalista Saki inverteram suas posições na banda, sendo a primeira vez que Ruki atuaria na função. Com essa mudança, o músico alterou seu nome mais uma vez, passando a se chamar Setsu Akane.
   Já Yune passou a integrar a Vall'na racill, banda em que também tocaram alguns nomes que posteriormente fariam fama na cena musical japonesa, como o guitarrista Shun (RENTER EN SOI) e o baixista Saga (Alice Nine).
   Em janeiro de 2002, após o Kar+te=zyAnose encerrar as atividades, Ruki, Uruha e Reita decidiram formar uma nova e última banda: The Gazette. Para isso, recrutaram dois ex-membros da banda Artia, o guitarrista Aoi e o baixista Yune. Foi nessa ocasião que todos passaram a utilizar os nomes com os quais ficaram famosos. O grupo então assinou com a gravadora independente Matina, de propriedade do baixista Kisaki (ex-La:Sadie's, Mirage, Syndrome, Kisaki Project, Phantasmogoria e atualmente na banda Lin -the End of Corrupition World), pela qual lançaram seu primeiro single, intitulando Wakaremichi, e o primeiro videoclipe, chamado Sentimental Video, no dia 30 de abril, saindo posteriormente para uma pequena turnê pelo país. Dois meses depois, o single e o clipe ganharam uma segunda prensagem.
   No dia 30 de agosto, o grupo lançou seu segundo single, chamado Kitiku Kyosi (32sai dokushin) no nosatsu koza e o videoclipe Shityokakushitsu, fazendo mais alguns shows em seguida. O sucesso fez com que a banda realizasse seu primeiro show one-man no mês de outubro, com uma boa repercussão. Já em dezembro, o grupo participou do evento FINAL PRELUDE 2002 2003 Matina PRESENTS, ao lado de outras bandas da gravadora, no evento que marcou o encerramento de atividades na empresa.
   Nessa época, surgiram os primeiros boatos de que o baterista Yune estaria deixando o grupo, o que fez com que os demais membros rapidamente se mobilizassem para procurar um possível substituto. No início de 2003, a informação se confirmou, com Yune deixando o grupo por não suportar a pressão e se sentir desconfortável na banda. O escolhido para substituí-lo foi Kai, que curiosamente já havia substituído Yune anteriormente na banda Melville.
   Em março o grupo assinou com a gravadora PS Company, iniciando no mesmo mês a turnê Otoko danketsu ziri, ao lado da banda Hanamuke. A turnê teve seu fim em maio, mês em que o grupo lançou seu primeiro mini-álbum, intitulado Cockayne Soup. Nos dois meses seguintes vieram mais dois mini-álbuns: Akuyuukai e Super Margarita. A popularidade do grupo crescia cada vez mais, e a banda chegou ao Ranking Indie da Oricon. Em outubro, mais um mini-álbum foi lançado: Hankou seimeibun. No mesmo ano, o grupo fez uma turnê em conjunto com o Vidoll, cuja repercussão foi tão positiva que as duas bandas foram tema de uma matéria na revista Cure sobre a cena Visual Kei. Para fechar um ano tão impotante na vida da banda, o grupo de apresentou no mês de dezembro no Beauti-Fool's Fest, ao lado de nomes como Kra, MUCC, Miyavi, Merry, D'espairsRay e Gullet.
   O ano seguinte já começou em grande estilo, com o Gazette realizando um show one-man no Shibuya-AX, intitulado Tokyo saiban JUDGMENT DAY, que posteriormente foi lançado em DVD, alcançando a segunda posição do ranking indie da Oricon. Em março, para comemorar os dois anos de grupo, a banda lançou seu fã-clube oficial. No mesmo mês, também veio o mini-álbum Madara, cuja promoção se seguiu com o lançamento de um DVD de mesmo nome no dia 26 de maio, icncluindo 6 videoclipes e um documentário em estúdio sobre a banda.
   Em agosto, a banda lançou seu segundo DVD ao vivo, chamado Heisei Banka. Entre setembro e outubro, o Gazette participou de uma turnê ao lado do Kra e do BIS, companheiras de PS Company. Mas a grande novidade veio mesmo no dia 13 de outubro, com o lançamento de DISCORDER, o primeiro álbum da carreira do grupo, chegando ao top 5 do ranking indie diário da Oricon. Para encerrar o ano, foi realizada a turnê STANDING TOUR 2004"ROYAL DISCORDER", que durou do dia 12 a 31 de dezembro,  a banda participou novamente do Beauti-Fool's Fest.
   O ano de 2005 se iniciou com mais uma turnê pelo Japão, intitulada Standing Tour 2005 Maximum Royal Discorder, durante os meses de fevereiro e março. No dia 9 de março, o grupo lançou o single Reila (que ao final de 2005 se tornaria o quinto single independente mais vendido do ano), e um dia depois, realizou uma apresentação con SHIBUYA-AX para comemorar o terceiro aniversário da banda.
                                                                                                                                                                                         
   Em seguida, foi vez da turnê STANDING TOUR 2005 "MAXIMUM DISCORDER", que terminou no dia 17 de abril no Shibuya Kokaido, em show que posteriormente seria lançado em DVD sob o nome STANDING TOUR 2005 FINAL M.R.D at 2005.04.17 Shibuya Kokaido.
   No mês de agosto, a banda lançou mais um mini-álbum, intitulado Gama, e saiu em uma nova turnê chamada Standing Tour 2005 (GAMA) the Underground Red Cockroach, que durou até o mês de setembro. No dia 20 de outubro, o grupo lançou seu primeiro photobook, intitulado Verwelktes Gedicht, que incluiu como bônus um CD com a música Kare Uta.
   No dia 7 de dezembro, o Gazette fez sua estreia como major com o single Cassis, lançado pela King Records. Com o single, veio também um videoclipe da cação, com filmagens na Áustria. No mesmo mês, a banda participou da PEACE & SMILE CARNIVAL TOUR 2005, ao lado de Kra, Kagrra,, Miyavi e Alice Nine.
   Em 2006 a banda musou seu nome para the GazettE. Com o novo nome, o grupo lançou seu segundo álbum de estúdio: NIL. Em seguida, o grupo seguiu na turnê Standing Live tour 2006 "Nameless Liverty, Six guns...", que contou com mais de 30 shows, encerrando com uma apresentação do Nippon Budokan, uma das maiores arenas do Japão, com ingressos completamente esgotados. Em maio, a banda lançou sua primeira compilação de sucessos, chamada Dainihon Itangeishateki Noumiso Gyaku Kaiten Zekkyou Ongenshuu, com as músicas de 2002 a 2004. Além disso foi lançado o DVD Film Bug I, com uma complicação de videoclipes do grupo.
No dia 29 de julho a banda fez seu primeiro show fora da Ásia, se apresentando no Beethovenhalle, na cidade de Bonn, Alemanha, em concerto realizado com a conveção de anime e mangá AnimagiC. Para ficar mais próximo dos seus fãs no Ocidente, a banda também lançou uma versão em inglês do seu site oficial.
   Ainda em 2006, o grupo lançou mais dois singles, REGRET, em outubro, e Filth in the beauty (que chegou ao top 5 ranking da Oricon), no mês de novembro, finalizando o ano com a turnê the GazettE TOUR 2006 "DECOMPOSITION BEAUTY".
   Em fevereiro de 2007, o the GazettE lançou o single Hyena, cujo lado B, a música Chizuru, foi usada como tema de encerramento do filme coreano Apartment. Após realizarem a turnê DECOMPOSITION BEAUTY (lançada posteriormente em DVD), a banda lançou seu terceiro álbum de estúdio: Stacked Rubbish, no dia 4 de julho. O álbum teve grande sucesso, alcançando o segundo lugar do ranking da Oricon com apenas 1 dia de lançamento. Para promover o álbum, a banda fez uma grande turnê chamada tour 2007-2008 Stacked Rubbish (Pulse Wriggling to Black), que durou de julho de 2007 a abril de 2008. Nesse período, a banda ainda fez um breve intervalo para uma série de shows na Europa, passando por Inglaterra, Finlândia, França e Alemanha.
   No início de 2008, a banda colaborou com a grife GemCerey em uma coleção de jóias. Em fevereiro, foi a vez do grupo lançar mais um single: Guren, que chegou ao primeiro lugar do ranking diário da Oricon, e o terceiro lugar do ranking semanal. No mês de agosto, a banda lançou o DVD Stacked Rubbish Grand Finale (Repeated Counteless Error), com vídeos de sua turnê anterior. O ano foi de muitos shows, incluindo uma participação no evento Musik Bank da TV NHK, ao lade de Alice Nine, Plastic Tree, LM.C e MUCC, e de mais um lançamento: o single Leech, que chegou as lojas no dia 12 de novembro e novamente alcançou o topo do ranking diário da Oricon e o segundo lugar do ranking semanal. Entre os shows desse ano, destacam-se a turnê FROM THE DISTORTED CITY, exclusiva para membros do fã-clube e apresentação surpresa na estação de Shinjuku, transmitida online através do MySpace, e que teve de ser interrompida pela polícia devido ao grande número de pessoas presentes no local, ocasionando uma super-lotação e um consequente tumulto.
   O ano de 2009 começou com a participação da banda no show Peace and Smile Carnival 2009 Tour, para celebrar os dez anos da gravadora PS Company. Durante o show realizado no Nipppon Busokan, a banda anunciou o lançamento do seu novo single, chamado Distress and Coma, para o dia 25 de março, deixando seus fãs ansiosos. Antes de lançarem o novo single, a banda comemorou o seu aniversário de 7 anos com um grande show no Makuhari Messe, intitulado LIVE09[-7SEVEN].
   Em julho, o grupo lançou mais um álbum: DIM, e iniciou as promoções de seu novo disco com a turnê DIM SCENE, que durou de julho a outubro. Em outubro, a banda lançou o single Before I Decay ( tema da versão japonesa de Velozes e Furiosos 4 ), e participou do festival V-Rock Festival 2009, dedicado ao visual Kei, que contou com a paricipação de 50 bandas em 2 dias de evento, e teve transmissão mundial pela internet. Finalizando o ano de 2009, a banda fez um show comemorativo na véspera do Natal chamado Live 09 ( A Hymn of the Crucifixion ). Além disso, foi lançado o DVD TOUR 09 - DIM SCENE - Final at Saitama Super Arena, com o último show de sua turnê anterior.
   O ano seguinte se iniciou com a turnê Standing Live Tour 10 ( The End os Stillnews ), exclusiva para membros do fã club, seguida da turnê Tour 10 Nameless Liberty Six Bullets, com duas noites consecutivas no Nippon Budokan. Posteriormente, a banda anunciou que estaria se transferindo para uma gravadora, a Sony Music Records. O primeiro single do grupo pela nova gravadora foi Shiver, lançado em julho e escolhido como tema de Kuroshitsuji II. No dia 4 de agosto, a banda lançou mais um DVD com uma compilação de videoclipes, chamado FILM BLUG II. Com o final de sua turnê, o grupo lançou mais dois singles: Red, em setembro, e Pledge, em dezembro.
   Para iniciar o ano de 2011, o The GazettE realizou mais uma turnê exclusiva para mebros do seu fã-clube, chamada Live Tour 11 (Two Concept Eight Nights -ABYSS/LUCY-) and 9th Birth (Day 9 -NINE-). Em fevereiro , a banda participou da compilação FUCK THE BORDER LINE, álbum tributo a banda Kuroyume, realizando um cover da música C.Y.HEAD. Em março, seriam lançados a compilação Traces Best of 2005-2009, com os maiores sucessos desse período, e o DVD do último show de sua turnê anterior, intitulando The Nameless Liberty at 10.12.26 Tokyo Dome, no entanto, esses materiais tiveram que ser adiados para o mês de abril, devido as tragédias naturais que abalaram o Japão no início do ano.
   O próximo lançamento inédito da banda veio apenas em maio, com o single Vortex. Já em julho, Ruki e Aoi participaram do PS Carnival Tour 2011 Summer 7 Days, dessa vez tocando ao lado de bandas de sessão (grupos formados por músicas de várias bandas). Ruki se apresentou com a LU/V e Aoi com a Aoi with con:cra-z. Em agosto, o the GazettE participou do festival Summer Sonic Festival, e para setembro, a banda foi escalada no Inazuma Rock Festival 2011.
   No dia 31 de agosto, o the GazettE lançou mais um single, intitulado Remember the Urge. Em outubro, houve o lançamento do álbum TOXIC, que chegou as lojas dois anos após o último disco do grupo. No mesmo mês, houve o início da turnê Live Tour 11 Venoumos Cell, que percorreu 27 cidades do Japão em um total de 28 apresentações.
   Caminhando para o seu décimo aniversário, o the GazettE da mostras de que ainda tem muito fôlego pela frente e que seus fãs ainda podem esperar muita coisa boa vindo da banda.



Fonte: Neo Tokyo 71.

Nenhum comentário:

Postar um comentário